Inspiração x Comparação

Comparação, eu faço isso. Você também: nós olhamos para o que os outros estão fazendo e desejamos, que nós também estivéssemos fazendo aquilo.

Se inspirar em alguém não há nenhum problema, mas a inspiração acaba justamente quando começa a se comparar com a pessoa.

Claro que admirar alguém pode nos inspirar e nos motivar a trabalhar mais para chegar onde queremos, mas há uma grande diferença entre a admiração e comparação.

Admirar é se esforçar mais para se inspirar, comparar é se esforçar mais para que a natureza competitiva e julgamento cresça. Quando nós admiramos e inspiramos em outros, sentimos uma emoção diferente, nos sentimos motivados com essa energia positiva.

Nós temos o hábito de comparar a nossa vida cotidiana com os destaques da vida das outras pessoas, e aí está o problema! Focamos apenas nos momentos bons que tais pessoas decidem mostra, muitas vezes sendo apenas um momento, de um dia cheio de problemas. Junto a tais comparações vem a insegurança, a infelicidade.

Independente de se inspirar na vida de outra pessoa, suas experiências no final serão sempre diferentes. Todos nós aprendemos e observamos as coisas de acordo com nossas próprias compreensões, embora possamos aprender com os outros, o resultado para nós pode ser diferente do que eles passaram. Nossa vida é nossa, em nossas mentes o que vemos e como nos sentimos vai se diferente de uma outra pessoa.

Refletido sobre o tipo de coisas que são postadas nas mídias sociais: pessoas indo para festas, para a praia, tendo um jantar incrível, viajando o mundo, se exercitando, conhecendo pessoas famosas… em geral, vivendo uma vida extraordinária.

Se nós continuarmos olhando para esses tipos de fotos com uma certa frequência, e muito fácil comparar nossa vida chata (sozinho, olhando para o seu telefone) com a vida incrível que essas pessoas tem. Vários questionamentos começam a surgir na sua cabeça:

Por que não estou fazendo mais? Por que não estou comendo comidas tão saudáveis? Por que não estou viajando ou praticando esportes radicais, ou fazendo qualquer outra coisa além do que estou fazendo agora? Por que não tenho um corpo melhor?

Não é uma comparação justa, é claro. Essas pessoas tão incríveis não postam fotos de quando estão fazendo coisas de meros mortais, como sentar no sofá da sala e ficar checando o Instagram. Eles também não estão postando sobre suas ansiedades e seu tédio, seus hábitos negativos e procrastinação, suas inseguranças. O álbum do Instagram daquela pessoanão é uma descrição fiel de sua vida – é apenas uma seleção dos “melhores momentos”.

Mas mesmo que nós fizéssemos uma comparação de igual para igual – meus “melhores momentos” contra os “melhores momentos” deles – qual a razão de fazer isso? Porventura os “melhores momentos” das nossas vidas precisam ser melhores do que os das outras pessoas? E será que esses “melhores momentos” determinam nossa felicidade? Será que a vida se trata de melhores momentos?

Não – a felicidade está em apreciar o que está na nossa frente, e não em desejar que estivessemos fazendo outra coisa, sendo diferente do que eu sou ou você é. Nós descobrimos a beleza da vida quando prestamos mais atenção nela, e não quando fantasiamos sobre uma realidade diferente. Não precisamos ser melhor que ninguém: só precisa amar quem somos, onde estamos, e o que estamos fazendo.

Considere quanto tempo nos concentramos em instagrans, por exemplo. Todo esse tempo desperdiçado poderia ter sido usado para realmente fazer algo para a nossa própria riqueza emocional. Embora seja comum em nossa cultura hoje ignorar uma compreensão mais profunda de si próprio e ficar se concentrando fortemente em coisas materiais que não são nossas, acabamos descobrindo como isso pode ser destrutivo.

Você, eu, somos um indivíduo único e é assim que sempre vai ser. Represente quem você é e entenda o que o torna único. Abrace o que te torna especial e deixe de lado toda a superficialidade que muitas vezes vem com comparações. Se orgulhe de quem você é.

Existe uma maneira de buscar inspiração nas outras pessoas que não parte de uma posição de inferioridade, e sim dorespeito, da admiração, da humildade.

Buscar inspiração e conhecimento na experiência de outras pessoas não é comparação, é simplesmente aprendizado. Só temos que tomar cuidado para não cair na armadilha de que, se conseguimos fazer tal coisa, então seremos mais felizes! Nenhum dinheiro, nenhum corpo, nenhuma viagem pode trazer a felicidade se não a enxergamos aqui na nossa frente.

Se conseguíssemos nos libertar totalmente da mentalidade de comparação que temos contra as outras pessoas, então nossa vida seria completamente transformada e iríamos imediatamente perceber a grande verdade sobre as pessoas: elas são incríveis! Todas elas: eu, você, seus familiares, seus amigos, as pessoas que nao gostamos, aquelas que você nem conhece.

Por isso, da próxima vez que estiver navegando pelo instagram e encontrar uma foto de alguém fazendo alguma coisa incrível, fique feliz por ela. Se for algo que você quer aprender, então use como inspiração.

Mas faça o que fizer, não se compare com os outros. Afinal de contas, você é único – e tudo o que é único é incomparável.

Anúncios

14 comentários sobre “Inspiração x Comparação

  1. camilaneuma disse:

    Oi.
    Que mensagem maravilhosa. Confesso que passei um tempo do ano passado presa nas comparações. Tinha acabado de ter minha filha e tudo o que via era mulheres recém paridas com o corpo mil vezes melhor do que o meu, e ao invés daquilo me motivar, me inspirar só ia me destruindo por dentro.
    Até que entendi, o que precisava mudar era a minha cabeça, antes do meu corpo. Fiz uma limpeza no meu insta, não porque elas não merecessem ser seguidas, mas não estava preparada para aquilo naquele momento. E posso dizer que foi minha melhor decisão.
    Hoje já consigo ver as coisas com outros olhos.
    Um beijo

    Curtir

  2. camilaneuma disse:

    Oi.
    Que mensagem maravilhosa. Confesso que passei um tempo do ano passado presa nas comparações. Tinha acabado de ter minha filha e tudo o que via era mulheres recém paridas com o corpo mil vezes melhor do que o meu, e ao invés daquilo me motivar, me inspirar só ia me destruindo por dentro.
    Até que entendi, o que precisava mudar era a minha cabeça, antes do meu corpo. Fiz uma limpeza no meu insta, não porque elas não merecessem ser seguidas, mas não estava preparada para aquilo naquele momento. E posso dizer que foi minha melhor decisão.
    Hoje já consigo ver as coisas com outros olhos. Obrigada por esse texto.
    Um beijo

    Curtir

  3. Ane Carol disse:

    Muito verdadeiro tudo o que você disse no texto. Gostei principalmente desse trecho final: “faça o que fizer, não se compare com os outros. Afinal de contas, você é único – e tudo o que é único é incomparável”. É aquele lembrete que deveríamos ter em evidencia e olhar todos os dias.

    Curtir

  4. Viviane Almeida disse:

    Oi tudo bem? Que mensagem linda essa que você escreveu!
    Passei alguns anos me sentindo assim e sempre pensando “A grama do vizinho é melhor do que a nossa” mas, as coisas só mudaram de verdade quando eu descobri onde estava errando, muitas vezes precisamos “quebrar a cara” para aprender. A pior parte de ficar se comparando com as outras pessoas é que você se sente um lixo e nada o que faça está bom, um texto assim leva muitas pessoas a refletirem sobre sua vida.

    Obrigada pelo texto incrível!
    Beijos e abraços!
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    Curtir

  5. Giselle disse:

    Adorei o texto. Realmente, no mundo de hoje acabamos comparando muito nossas vidas com as de pessoas que vemos nas redes sociais, porém, a vida de ninguém é perfeita e a gente precisa aprender a lidar com isso. Aquilo que vemos nas redes sociais não são 100% da vida da pessoa. Então o importante é aproveitar tudo a vida pode te proporcionar d aprender com cada coisa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s